domingo, 11 de maio de 2014

O (des)alento que me dão

Aquando do meu estágio profissional ganhava mensalmente pouco mais de 600€, o que me deixava com menos 100€ depois dos descontos. 
Embora este valor já tenha sido quase o dobro há uns anos atrás, não estava insatisfeita com o montante. Não tendo despesas com alojamento, o dinheiro dava perfeitamente para o combustível, telemóvel, comida, outras despesas e ainda conseguia poupar.
Se acho que deve ser este o salário para um licenciado? Não, não acho. Talvez para quem se esteja a iniciar no mercado de trabalho seja suficiente, mas não é possível fazer uma vida, constituir família e projectar planos para o futuro com 500€ por mês.
O maior problema, a minha revolta e a minha humilhação é que me sugiram (e me tentem dar esperanças) para um Programa Ocupacional. É mais uma fonte de trabalho para as instituições e faria o trabalho de uma pessoa licenciada, com a variante de ganhar (depois dos descontos) 370€ por mês. 
É assustador o entusiasmo com que me apresentam esta possibilidade (porque não é com eles...) e eu já assumi a minha posição: não vou aceitar. Rejeito esta opção porque o meu conhecimento e o meu trabalho valem mais que isto. Não me vou deixar contagiar pelo espírito de submissão e de conformidade perante estas condições. Há que saber estabelecer limites e nem pensar que "é melhor isso que nada".

Nenhum comentário: