segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Padrões estéticos

Na versão anterior do curriculum vitae não tinha fotografia. Existem muitas opiniões contra e a favor deste detalhe. Pessoalmente, acho que, salvo as profissões inteiramente ligadas à imagem, os conhecimentos e experiência profissional pesam mais que a aparência.
Actualmente tenho uma foto tipo passe no CV. É uma imagem simples, de cabelo solto, sem maquilhagens (que não uso) e um ligeiro sorriso. Tendo em conta o quanto detesto tirar este tipo de fotos, até achava que estava muito bem. Isto até Sábado, dia em que fui a uma entrevista e, mais uma vez, fiquei impressionada com as coisas que se passam no mercado de trabalho.
O cargo era para recepcionista e quando lá cheguei havia já uma fila. Algumas das mulheres eram bastante vistosas: maquilhagem e sapatos vertiginosamente altos. Como não me encaixo neste estilo, fui vestida à maneira que me reflecte, calças de ganga, camisa, um lenço ao pescoço e um casaco de malha.
Quando chegou a minha vez, fiquei atónita quando me disseram que estiveram para não me convocarem devido à minha fotografia. Disseram ainda que tinha uma melhor imagem pessoalmente do que na fotografia e deram-me dicas (que esqueci logo) sobre maquilhagem para realçar a cara. Pois bem, uma fotografia tipo passe revela muito pouca coisa sobre o estilo de uma pessoa. Atenção que do pescoço para baixo não se vê nada, até poderia estar nua que ninguém dava por isso! Concordo que devamos manter uma imagem cuidada, agradável aos olhos dos outros, mas eu fico-me pelo mais simples. Afinal, a imagem que eles pretendiam - uma boneca por detrás de um balcão - pode não ser bem encarada por outras entidades e eu prefiro não alterar o meu visual e sentir-me desconfortável para satisfazer ninguém.

Um comentário:

Pretty in Pink disse...

Não podia concordar mais! No outro dia vi um anuncio para administrativa que dizia de forma bem clara que queriam uma mulher bem vistosa e bonita, sendo que quem enviasse cvs sem fotos iriam directamente para o lixo. Agora pergunto-me: Uma pessoa mais simples (como eu ou tu) não pode ter capacidades mais elevadas que pessoas vistosas' Não podemos fazer bem melhor o trabalho que elas? Compreendo que queiram pessoas minimamente arranjadas mas daí a quererem só manequins...

Beijinho*